Um estudo realizado pela John Hopkins, constatou que a psilocibina pode bloquear o Claustro, região do cérebro que se acredita ter a capacidade de controlar o ego.
O claustro é uma folha extremamente fina de neurônios no fundo do córtex, mas se estende a todas as outras regiões do nosso cérebro. Também acredita-se que essa região é a sede da consciência, responsável pela consciência e pelo senso de identidade.
Neste estudo, os pesquisadores usaram FMRI (Imagem por ressonância magnética funcional) com 15 pessoas e observaram a região do claustro do cérebro depois que os participantes tomaram psilocibina ou placebo.
Foi então que eles descobriram que a psilocibina reduziu a atividade neural no claustro em 15% a 30%. Essa atividade reduzida também parecia estar associada a efeitos subjetivos mais fortes da droga, como experiências emocionais e místicas.
Os pesquisadores também constataram que a psilocibina mudou a maneira como o claustro se comunicava com as regiões cerebrais envolvidas na audição, atenção, e até mesmo na tomada de decisões e memória.
Para adquirir o autocontrole sobre o ego é necessário fazer uma reflexão sobre si mesmo. Autocontrole esse que os psicodélicos podem ajudar, e muito.
Referências:
https://www.sirius.nl/pt/blog/cogumelos-magicos/psilocibina-o-que-e-a-morte-do-ego/